Como Criar e o Que Escrever no Primeiro Post do Blog?
O que escrever no primeiro post do blog é uma dúvida que já bateu na cabeça de muitos blogueiros e blogueiras iniciantes, e comigo não foi diferente.
Mas fica tranquilo, no começo é assim mesmo, a gente faz um cronograma dos assuntos que vamos abordar, mas travamos sobre o assunto do primeiro post.
Afinal é o Post que vai abrir o seu Blog para o público e até este momento você é uma pessoa desconhecida para eles não é mesmo.
Então veja algumas dicas e regrinhas básicas para te ajudar a escrever este tão sonhado primeiro post.
Boa leitura!
Índice
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Como Definir o Assunto do Primeiro Post do Blog?
Agora começaremos a desvendar o mistério, o que escrever no primeiro post do blog?
Partindo da premissa que você ainda é um desconhecido do seu futuro público, sugiro começar escrevendo sobre você ou sobre o nicho do seu blog.
Se for falar sobre você, não vá expor toda a sua vida neste post, fale apenas o necessário.
Se for falar sobre o assunto do seu blog, conte como tomou essa decisão, ou porque criou o blog sobre este assunto.
Faça um rascunho para iniciar, sugiro Levar em conta os seguintes tópicos:
- Quem é você, quais as suas qualificações para escrever este post;
- Para quem é esse Blog, quem é o seu público;
- Por que você resolveu escrever este post ou criar este blog;
- Qual a dor ou o problema que o seu Blog se propõe a resolver;
- Quais os assuntos que o seu Blog vai abordar;
- Como o seu público poderá entrar em contato com você.
Tente escrever como se estivesse respondendo a essas perguntas para uma pessoa que nunca te viu na vida porque na prática é isso mesmo.
Seu público é tão desconhecido para você quanto você é para eles, então se apresente!
Preparando o Rascunho do Primeiro Post do Blog
Agora que você já tem um norte, abra seu Word, eu uso o Google Docs, por ser online eu consigo acessá-lo em qualquer lugar.
Comece a escrever, eu faço assim, vou escrevendo e depois faço todas as revisões.
Dicas Para uma boa escrita:
- Não escreva parágrafos muito longos;
- Tente descrever todo o conteúdo de suas ideias usando o máximo de 25 palavras apenas por frase.
O parágrafo abaixo por exemplo, tem 24 palavras, isto ajuda o SEO do seu post e fica mais agradável de ler.
- Use os recursos que o Word oferece como revisões e correções de texto para não subir o Post com palavras escritas de forma errada.
Outra dica legal, depois do texto pronto, peça a alguém para ler e dar sua opinião, pergunte se ficou claro, se achou algum erro.
Pode ter certeza, sempre vamos achar um errinho bobo, mas que você não viu.
Se tiver dificuldade peça ajuda, eu mesmo faço isso até hoje. No meu caso eu tenho meu minha esposa para me salvar.
Eu costumo pedir ajuda para ela ler e revisar, e quando encontramos um errinho corrigimos.
Como eu uso o Google Docs, ele já faz toda a correção na hora, no momento em que eu escrevo.
Agora, se a falta de criatividade bater, recorra a outros escritores como eu vou te mostrar no próximo parágrafo.
Onde Buscar Conteúdo Quando Ficamos sem Criatividade?
Ficar sem criatividade na hora de escrever é a coisa mais normal do mundo, principalmente para quem está começando e ainda não criou o hábito.
Então podemos recorrer a outros escritores, os chamados freelance, e fica bem baratinho comprar um texto pronto.
Existem algumas plataformas que oferecem este tipo de serviço, as mais conhecidas são o VintePila e Workana, eu costumo comprar no VintePila.
Para realizar uma compra, basta fazer sua inscrição em uma dessas plataformas.
Após criar a sua conta é só solicitar o serviço, o ideal é fazer uma descrição bem detalhada do tipo de texto que você quer.
Diga qual o título e a palavra chave que você quer ranquear, defina também a quantidade de palavras e de preferência já otimizado para SEO.
Um bom texto deve ter de 1200 a 1500 palavras pelo menos, você pode até pedir para já enviar com imagens, mas eu não aconselho.
Porque é você quem deverá preparar esta imagem de acordo com a paleta de cores do seu blog, mas fica a seu critério.
Não esqueça de revisar bastante o texto comprado e analisar o plágio, copie e cole o texto no site SmallSEOTools, ele fará a revisão por você.
Enviando o Seu Texto para o WordPress
Agora que o texto do primeiro post do blog já está prontinho vamos colocar ele no seu Blog.
Como criar o primeiro post do blog?
Para criar seu primeiro post;
Acesse o painel do seu WordPress, se não sabe como acessá-lo, digite o nome do seu blog mais wp-admin.
Assim: https://nomedoseublog.com.br/wp-admin.
Faça login e procure por “Post ou Artigos > Adicionar Novo ou Novo Artigo”. Escreva o título do seu post no campo “Adicionar Título”.
Copie e cole o restante do texto direto no seu Blog.
Importante!
Copie o texto e antes de colar no blog, mantenha pressionado as teclas “Ctrl + shift” no seu teclado.
Esta ação faz com que você copie e cole o texto limpo no seu post, sem nenhuma formatação extra.
No WordPress antigo havia outro tipo de editor de texto chamado “classic editor”, mas esse não está sendo mais usado.
O Que Fazer Após Enviar o Texto para o Blog?
Agora que você enviou o seu texto, colocou as imagens e publicou, é hora de indexá-lo no google.
O motivo para indexar o blog no google é ajudar o Google a “enxergar” o seu post com mais rapidez.
Eu fiz um post ensinando a indexar o Blog e os novos Posts. Clique aqui para ver.
Feito a indexação, vamos divulgá-lo, afinal a intenção é atrair muitos leitores para o seu Blog de forma orgânica.
No meu caso eu uso o Instagram, com chamada para ação pedindo para acessar o Blog pelo link na BIO.
Também divulgo no Pinterest sempre deixando o link para o meu Blog e no Facebook, faço post na página específica do Blog.
Lembrando que em cada uma dessas redes sociais, o tipo de público é diferente, então faça posts Também diferentes.
Mas não se esqueça de colocar sempre a palavra-chave nos posts das redes sociais.
Leia também: Como Aumentar o Tráfego do Blog? 12 Dicas Essenciais Para impulsionar o Tráfego do Blog
Estratégias
Uma estratégia que eu uso é deixar links das minhas redes sociais nos meus posts levando pessoas do blog para elas, para aumentar meus seguidores.
Prontinho agora é só aguardar pelos seus futuros leitores.
Outra forma para divulgar o seu Blog ou um Post específico é usar o tráfego pago.
Esta é uma ótima estratégia para blogs novos que ainda não tem autoridade no Google.
Se quiser aprender como se tornar um profissional do tráfego pago, eu recomendo o treinamento que eu fiz e que é muito bom, clique na imagem abaixo para conhecer.
Conclusão
Te mostrei que escrever o Primeiro Post do blog não é um bicho de sete cabeças, e é até fácil!
Dei algumas dicas de por onde começar, mas você pode escolher não falar sobre você e ir direto ao assunto do seu Blog.
Mas lembre-se.
As pessoas que acharem um Post seu no Google, vão querer saber quem o escreveu, então faça uma boa apresentação.
Uma dica é você deixar este Post fixado no início do seu Blog, assim sempre que houver novos visitantes, eles verão este Post.
Seu o seu Blog está começando e tem menos de 50 Posts te aconselho a investir no Tráfego Pago.
Não é tão caro e vai trazer muitos visitantes no início, você pode conciliar o tráfego pago com o orgânico, um não atrapalha o outro.
Então me conta, qual foi o seu primeiro Post? Falou de qual assunto?
Me escreva, ficarei muito feliz em saber.
Agora se este Post foi útil para você, compartilhe, assim podemos ajudar a outras pessoas que estão com este probleminha.
Até o próximo Post.
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