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Funil de Vendas: O Que é Funil de Vendas no Marketing Digital?

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O seu site ou blog ainda não tem um funil de vendas rodando diariamente? Então com certeza você está deixando de ganhar dinheiro.

Nesta era digital em que vivemos, as empresas precisam encontrar maneiras eficazes de conquistar novos clientes e aumentar suas vendas.

E o funil de vendas é uma das ferramentas mais poderosas para alcançar esse objetivo.

Neste guia completo para iniciantes, vou explicar o que é um funil de vendas, como funciona e como você pode criar um para o seu negócio online.

Diagrama do Funil de Vendas

O que é um Funil de Vendas?

O funil de vendas é um modelo estratégico que representa o caminho percorrido pelos clientes desde o primeiro contato com a sua empresa até a efetivação da compra.

É chamado de funil porque, à medida que avançam nas etapas, o número de potenciais clientes tende a diminuir, assim como ocorre em um funil, onde a base é mais ampla do que o topo.

O funil é dividido em diferentes etapas, cada uma das quais representa uma parte do processo de tomada de decisão do cliente.

O objetivo do funil é orientar o cliente em potencial desde o momento em que ele toma conhecimento da sua empresa até o momento em que ele se torna um cliente fiel.

O funil de vendas está baseado no famoso conceito AIDA, que significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Benefícios do uso de um Funil de Vendas

Existem muitos benefícios em usar um funil de vendas para sua empresa.

Em primeiro lugar, o funil ajuda a orientar o cliente em potencial em sua jornada de compra, fornecendo informações relevantes e persuasivas em cada etapa do processo.

Além disso, o funil permite segmentar seus clientes em potencial baseado na fase onde estão no processo de tomada de decisão.

Isto permite que você personalize sua mensagem e ofereça soluções mais relevantes para suas necessidades específicas.

Outros benefícios do uso de um funil de vendas incluem a capacidade de identificar gargalos no processo de vendas e otimizá-los para aumentar a eficácia do funil.

Permite ainda medir e rastrear o desempenho do funil para que você possa fazer ajustes e melhorias contínuas.

Entendendo as Etapas de um Funil de Vendas

Um funil de vendas típico é dividido em quatro etapas principais: consciência, interesse, decisão e ação.

Cada uma dessas etapas representa uma parte importante do processo de tomada de decisão do cliente e requer uma abordagem diferente para persuadi-lo a progredir para a próxima etapa.

Construir um funil de vendas eficiente é essencial para atrair, engajar e converter clientes.

Funil de vendas 01

Aqui estão os passos para criar um funil de vendas eficaz:

Primeira etapa – Consciência;

É quando o cliente em potencial toma conhecimento da sua empresa e do produto que você oferece.

Nesta etapa ele passa a ter consciência de um problema ou de uma necessidade, o que chamamos de dor, e que você tem a solução para esta dor.

O objetivo nesta etapa é criar uma impressão positiva e duradoura para que ele se lembre de você num curto espaço de tempo.

Isso não significa dizer que ela já estava procurando algo para resolver uma dor ou um produto específico ou uma solução para alguma coisa.

Geralmente essas pessoas estão simplesmente navegando pela internet ou usando as suas redes sociais quando se deparam com o anúncio de um produto ou serviço.

Exemplo:

Imagina você navegando numa rede social e do nada, aparece o anúncio de uma panela de pressão antiaderente e com um design super moderno.

Neste momento você lembra que a sua panela está bem velha e usada, então você pensa, poxa que panela legal.

E clica no anúncio para saber mais, olha o preço, as condições de pagamento mas naquele momento não toma a decisão de comprar.

O fato de querer saber mais demonstra que despertou em você o desejo de conhecer mais sobre o produto e inconscientemente o desejo de comprar.

Nessa fase já consideramos que você está dentro do funil de vendas, mais precisamente na etapa inicial que é o topo do funil.

Observe que nesta fase o possível cliente não está totalmente convencido em comprar algo, ele ainda não tomou a decisão final mas despertou a dor dele.

Pode até ser que ele compre logo no início do funil ou passe por todas as etapas para só comprar no final.

Exemplo do conteúdo patrocinado:

Exemplo de Conteúdo Patrocinado

Segunda etapa – Interesse;

Aqui o cliente em potencial começa a considerar seus produtos ou serviços como uma solução para suas necessidades (sua dor).

Geralmente nesta fase, as pessoas já estão à procura de algo para resolver sua dor, e já fazem pesquisas na internet para encontrar a solução.

Aí aplicamos as estratégias do Remarketing para relembrar ao usuário da sua dor e despertar novamente o interesse pela sua solução.

Exemplo:

Uma semana depois, você está novamente navegando na sua rede social e aquele anúncio da panela de pressão aparece novamente.

Só que agora é um anúncio muito mais elaborado, com uma pessoa demonstrando como usar aquela panela, falando de suas características únicas e espetaculares.

E mais uma vez você fica encantada com tanta facilidade e descobre uma surpresa, um bom “desconto”!

Aqui consideramos que você já está no meio do funil, porque mais uma vez você foi fisgada pelo anúncio.

Geralmente as pessoas chegam até ao checkout nesta fase, que é clicar no botão de comprar e ir até a página de pagamento.

O meio do funil é a fase ideal para você não deixar o cliente esquecer que é você que tem a solução para o problema dele.

E aqui não podemos deixar o futuro comprador escapar oferecendo algo a mais para ajudá-lo a tomar a decisão.

Pode ser descontos, dividir em mais parcelas, brindes etc.

Terceira etapa – Decisão;

É quando o cliente em potencial está pronto para tomar uma decisão de comprar e precisa de informações mais detalhadas para fazer uma escolha.

Nesta fase geralmente as pessoas já estão cientes de que tem uma dor e que precisam resolver esta dor.

E o cliente volta ao seu site ou blog para dar uma olhada novamente no produto e finalmente tomar uma decisão.

Se ele chegou até aqui é porque ele está disposto a comprar.

Ou seja;

  • Ele já sabe que tem uma dor;
  • Sabe quem você é que você tem a solução para a dor dele;
  • Ele já está convencido e quer comprar o seu produto.

Um fato importante é que existem pessoas que já estão nesta fase sem passar pelo início do funil.

Estas pessoas já estão realizando pesquisas no google em busca da solução do seu problema.

Eles já estão a pesquisar pela solução da sua dor na internet, e já buscam pelas palavras-chave no buscador do google, exemplo: “panela de pressão antiaderente tramontina”.

Na maioria das vezes elas já sabem até o nome do produto que vai resolver a sua dor. Aqui nós consideramos que este público está na fase final do funil ou seja no fundo do funil.

Quarta e última etapa – Ação;

É quando o cliente em potencial se torna um cliente real e realiza a compra.

Neste momento não podemos deixar de aproveitar para oferecer outros produtos complementares e que se comprados juntos podem ter um bom desconto.

E para assegurar a venda e ainda fidelizá-lo, podemos oferecer cupom de desconto para as próximas compras se ele finalizar dentro de um tempo estimado.

4 vantagens de se usar um funil de vendas

Você deve estar se perguntando se com todo esse trabalho desde a definição da persona até montar um funil perfeito vale mesmo a pena.

Eu digo que sim! vale muito a pena.

O funil de vendas pode ficar realizando vendas para você mesmo quando você estiver dormindo.

Veja:

1. Melhoria na sua produtividade

Ao criar o seu funil de vendas, fica muito mais fácil desenhar as estratégias certas que lhe darão muito mais vendas.

Por que você poderá abordar o cliente em qualquer fase do funil e usar a estratégia mais acertada para levá-lo adiante.

Aumentando assim a chance de fazê-lo comprar o seu produto.

Imagine ter o poder de saber quem é a pessoa que pegou o carrinho de compras, encheu de produtos e no final desistiu da compra?

E poder ir até ela e oferecer uma nova oportunidade para que ela enfim realize essa compra através de um desconto por exemplo.

Tudo no automático, aumentando suas vendas de forma exponencial. Esse é o poder do funil de vendas.

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2. Não perder as oportunidades

Um funil de vendas bem elaborado, acompanha o cliente em tempo real por que monitora o comportamento de sua audiência.

Deixando mais fácil identificar as oportunidades para que você possa melhorar sua estratégia do processo de conversão.

Imagina que você vende um produto, e identifica que muitas pessoas chegam ao checkout mas não finalizam as vendas.

Através do comportamento dessas pessoas e também de alguns dados que você pode obter da sua campanha, conseguirá descobrir exatamente qual é o problema.

Se é o preço por exemplo, ou o próprio checkout que foi mal elaborado deixando o cliente confuso, são muitas as possibilidades.

3. Prever o resultado final

Outra coisa legal do funil é que você acompanha em tempo real a entrada de novos possíveis clientes.

E consegue saber também em qual fase do funil ele se encontra, pois o funil te fornece todas as métricas necessárias.

Você consegue prever o resultado final, porque se o funil atrai um grande número de pessoas e leva a maior parte até o final ele funciona.

Sabendo quantos entram e quantos chegam ao checkout é possível saber se o funil dará o lucro esperado.

4. Desenvolvimento de novos produtos

Conhecer as características e dores de um público determinado pode ser o ponto de partida para se desenvolver novos produtos.

Imagina que você identificou uma dor pouco explorada e com grande potencial de lucro, com esses dados em mãos você pode oferecer a solução ideal.

O sonho de todo empreendedor digital é poder oferecer o produto certo de acordo com as necessidades do seu público.

E tudo isso só é possível se for com a ajuda de um funil de vendas.

Criando seu Próprio Funil de Vendas

Etapas do Funil de Vendas na Prática

Agora que você entende o que é um funil de vendas e como ele funciona, é hora de criar o seu próprio.

1. Defina seu público-alvo:

Antes de mais nada você já deverá ter bem definido quem é a sua persona, sem conhecer o seu futuro cliente você não terá resultados.

Identifique as características demográficas, interesses, necessidades e desafios desse grupo de pessoas.

Isso permitirá que você crie conteúdo personalizado e direcionado para cada etapa do funil.

2. Mapeie as etapas do funil:

Um funil de vendas típico é composto por três etapas principais: topo do funil (conscientização), meio do funil (interesse) e fundo do funil (decisão).

No topo, o objetivo é atrair a atenção dos potenciais clientes e despertar o interesse.

Já no meio, o objetivo é nutrir o relacionamento e fornecer informações relevantes.

E no fundo, o objetivo é converter os leads em clientes efetivos.

3. Crie conteúdo relevante:

Para cada etapa do funil, é necessário desenvolver conteúdo específico que atenda às necessidades e dúvidas dos potenciais clientes.

No topo, você pode criar conteúdo educativo, como artigos, vídeos ou infográficos.

Já no meio, forneça materiais mais aprofundados, como e-books, Webinars ou estudos de caso.

E no fundo, destaque depoimentos de clientes satisfeitos, avaliações de produtos ou demonstrações.

4. Capture leads:

Para nutrir seus leads ao longo do funil, é importante capturar informações de contato, como e-mails.

Ofereça algo de valor em troca, como um conteúdo exclusivo, cupom de desconto ou acesso a um webinar.

Utilize landing pages otimizadas para converter visitantes em leads.

5. Automatize e personalize:

Utilize ferramentas de automação de marketing para facilitar o gerenciamento do funil.

Automatize o envio de e-mails, sequências de acompanhamento e segmentação de leads com base em suas ações e interesses.

Personalize a comunicação para fornecer uma experiência mais relevante e direcionada.

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6. Acompanhe e analise:

Monitore as métricas-chave do seu funil de vendas, como taxa de conversão em cada etapa, tempo médio de permanência em cada etapa e taxa de abertura de e-mails.

Identifique pontos de melhoria e otimize o funil com base nessas análises.

7. Mantenha o relacionamento:

O funil de vendas não termina após a conversão.

Continue cultivando o relacionamento com os clientes, fornecendo suporte pós-venda, solicitando feedback e oferecendo novas oportunidades de compra.

Clientes satisfeitos podem se tornar defensores da marca e trazer mais clientes através de

Mapeamento da Jornada do Cliente

O mapeamento da jornada do cliente é uma parte fundamental da criação de um funil de vendas eficaz.

Para isso, você precisará entender os pontos de contato que seu cliente em potencial tem com seu negócio online em cada etapa do processo da tomada de decisão.

Isso pode incluir visitas ao site, interação com as redes sociais, participação em eventos, entre outros.

Ao mapear a jornada do cliente, você pode identificar os pontos fracos no processo de vendas e encontrar maneiras de otimizá-los para aumentar a eficácia do funil.

Por exemplo, se você perceber que muitos clientes em potencial abandonam o carrinho de compras antes de finalizar a compra.

Pode ser necessário revisar a página de checkout para torná-la mais fácil de usar e reduzir o número de etapas necessárias para concluir a transação.

Ferramentas Essenciais para a Criação de um Funil de Vendas

Existem muitas ferramentas disponíveis para ajudá-lo a criar e gerenciar seu funil de vendas.

Algumas das ferramentas mais populares incluem plataformas de automação de marketing, ferramentas de análise de dados e softwares de CRM (Customer Relationship Management).

As plataformas de automação de marketing, por exemplo, podem ajudá-lo a criar e enviar campanhas de e-mail personalizadas para nutrir seus leads em cada etapa do funil de vendas.

As ferramentas de análise de dados, por outro lado, podem ajudá-lo a rastrear o desempenho do funil e identificar áreas que precisam de melhorias.

Algumas ferramentas importantes para seu negócio online:

Melhores Práticas para Otimizar seu Funil de Vendas

Para que seu funil de vendas seja eficaz, é importante seguir algumas melhores práticas comprovadas.

Em primeiro lugar, você deve segmentar seus clientes em potencial com base em onde eles estão no processo de tomada de decisão.

Isso é necessário para que se possa personalizar sua mensagem e oferecer soluções mais relevantes para suas necessidades específicas.

Outra prática recomendada é usar uma abordagem multicanal para se comunicar com seus clientes em potencial.

Isso pode incluir o uso de e-mails, redes sociais e mídia paga para alcançar seus leads em diferentes pontos de contato.

Erros Comuns a Serem Evitados na Criação de um Funil de Vendas

Embora o funil de vendas seja uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas, também existem alguns erros comuns que as empresas cometem na criação de seus funis.

Um erro comum é não segmentar seus clientes em potencial corretamente, o que pode levar a mensagens genéricas que não ressoam com seus leads.

Outro erro comum é não rastrear o desempenho do funil de vendas adequadamente.

Sem monitorar e medir o desempenho do funil, você não pode identificar áreas que precisam de melhorias e ajustar sua estratégia para aumentar a eficácia do funil.

Medindo o Sucesso do seu Funil de Vendas

Para medir o sucesso do seu funil de vendas, você precisa definir algumas métricas-chave que ajudarão a avaliar o desempenho do funil.

Essas métricas podem incluir coisas como taxa de conversão de leads em clientes, taxa de abertura de e-mails e tempo médio de permanência no site.

Ao monitorar essas métricas ao longo do tempo, você poderá identificar tendências e padrões que ajudarão a informar sua estratégia de vendas e fazer ajustes contínuos para otimizar o desempenho do funil.

Resumo:

Lembre-se de que cada empresa pode adaptar o funil de vendas de acordo com suas necessidades específicas.

Teste diferentes abordagens, mensure os resultados e faça ajustes conforme necessário.

O funil de vendas é uma estratégia contínua de atração, engajamento e conversão de clientes, e sua eficácia dependerá da adaptação às particularidades do seu negócio.

Conclusão

O funil de vendas é uma ferramenta poderosa e essencial para aumentar as vendas e conquistar novos clientes.

Ao entender todas as etapas do funil e seguir as melhores práticas recomendadas, você poderá criar um funil de vendas eficaz.

Que vai orientar e conduzir seus clientes em potencial desde o início (conscientização) até a ação final (compra).

Usando as ferramentas de marketing automatizadas e análise de dados, você poderá medir e otimizar o desempenho do funil ao longo do tempo, garantindo que sua estratégia de vendas esteja sempre atualizada e eficaz.

Mas tenha em mente uma coisa: a jornada do cliente pode variar de persona para persona.

Então não foque somente em um tipo de cliente, pense em como atrair pessoas diferentes para o topo do funil.

Se você quiser se aprofundar mais neste assunto, te recomendo o treinamento Método Turbo Tráfego do Alex Vargas e do Douglas Castro.

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Neste treinamento eles ensinam tudo o que você precisa saber para criar uma campanha de tráfego pago com todas as etapas de um funil de vendas.

Se este conteúdo lhe foi útil, compartilhe em suas redes sociais.

Se ficou alguma dúvida, me escreva, terei o maior prazer em te responder.

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