Procurando um Plugin Clonador de Páginas?

Confira aqui

Otimização de SEO: 20 Práticas Obrigatórias Para Blogs Iniciantes

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA

Assine para receber as publicações mais recentes.

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

A maioria dos criadores de blogs acabam escolhendo o WordPress porque ele já é preparado para otimização de SEO.

Assim ficaria muito fácil de usar e não haveria mais nada para ser feito quanto a otimizar o blog.

Otimização de SEO para blogs iniciantes

O problema é que o WordPress é apenas um sistema que faz o gerenciamento do conteúdo (CMS). E somente isso não será o suficiente para destacar o site ou blog nos motores de busca.

Mas por outro lado, o WordPress torna a implementação das práticas de SEO muito mais fácil e rápida.

Neste tutorial, vou te mostrar as 20 práticas Iniciais Obrigatórias de Otimização de SEO, e algumas dicas para melhorar a classificação do seu Blog.

Continue lendo.


Atenção: Este artigo pode conter link de afiliado, ao comprar algo clicando no meu link, eu ganho uma pequena comissão sem custos adicionais para você.Saiba mais”.


20 Práticas de Otimização de SEO Para Blogs Iniciantes

Estas práticas de otimização de SEO, são realmente “OBRIGATÓRIAS” para que seu blog possa começar a ranquear nos mecanismos de busca do Google.

Mas não se esqueça de deixá-lo antes para que ele seja realmente encontrado.

Veja a lista de Regras Básicas a seguir:

  1. Configurações de Visibilidade;
  2. Defina o domínio de sua preferência;
  3. Configurar links permanentes;
  4. Aprovação manual para comentários do blog;
  5. Escolha um tema compatível com SEO;
  6. Instale um plugin de SEO;
  7. Certifique-se de gerar o Sitemaps;
  8. Exclua conteúdo de baixo valor da indexação
  9. Use um plugin Auxiliar de SEO;
  10. Escreva um título “digno de um clique”;
  11. Deixe a Slug de URL amigável para SEO
  12. Use cabeçalhos para criar hierarquia;
  13. Link interno para conteúdo relevante;
  14. Adicionar texto alternativo às imagens;
  15. Crie uma Tag de título atraente;
  16. descreva uma meta descrição atraente;
  17. Organize páginas em subpastas;
  18. Instale um plugin de cache;
  19. Código reduzido
  20. Instale um compactador de imagens;

1. Configurações de visibilidade;

Verifique as configurações de visibilidade do seu mecanismo de pesquisa.

Há uma caixa de seleção no WordPress que, se marcada, impede o Google de indexar suas páginas e ficar visível para os mecanismos de buscas.

E se o Google não pode indexar suas páginas, elas não podem ser classificadas.

Ação:

Vá em Configurações > Leitura > Visibilidade nos motores de busca.

Certifique-se de que esta opção esteja “desmarcada”.

2. Defina o domínio de sua preferência;

O Google analisa o nome do seudomínio com e sem o www separadamente, por isso é importante escolher uma versão preferida para o seu site.

Mas para um Blog novo isso não importa muito, geralmente ambas já vêm configuradas pelo próprio WordPress.

Ação:

Para verificar isso vá em Configurações > Geral > Endereço do WordPress (URL) e Endereço do site (URL).

Caso seu site ou blog estejam começando com www.domain.com, você pode alterá-lo para https://.

Fique despreocupada pois o WordPress já redireciona automaticamente a versão www para a versão https.

Aviso:

Alterar a versão preferida pode causar problemas técnicos se o seu site já estiver instalado e funcionando por algum tempo.

Em caso de dúvida, não faça esta Otimização de SEO.

Procure ajuda de um especialista para garantir que tudo corra bem ou deixe como está.

3. Configurar links permanentes;

Os permalinks são as URL das suas postagens e páginas que vão aparecer na barra de digitação, Ex. domínio.com.br/post/.

Para uma navegação mais adequada para SEO, a opção “Nome do post” é a mais indicada por que:

  1. Deixa claro do que se trata a página para quem está chegando.
  2. Mantem os URL’s mais curtos, evitando confusão nos resultados da pesquisa.

Ação:

Vá em Configurações > Links permanentes > Nome do post e marque esta opção.

Aviso:

Se você já usa uma estrutura de links permanentes diferente à algum tempo, alterá-las agora pode resultar em páginas quebradas.

Portanto, esta alteração deve ser feita no início do seu projeto, antes de subir seu blog para o google.

Você pode usar o site Dr.LinkCheck para verificar se há erros no seu site, esta ferramenta é grátis.

Se houver algum, você pode usar um plugin do WordPress como o Broken Links para redirecionar ou eliminar os URLs quebrados.

4. Aprovação manual para comentários do blog;

Eu mesmo não acredito que comentários de spam possam causar alguma penalidade na Otimização de SEO, porque a maioria são sempre nofollow.

Mas, de acordo com o Google, eles podem causar alguns problemas de SEO por outros motivos.

Este problema é muito mais fácil de se resolver no WordPress.

Ele oferece a opção de definir todos os comentários do blog uma aprovação manual.

Ação:

Vá em Configurações > Discussão > Antes de um comentário aparecer e marque a caixa de seleção: “O comentário deve ser aprovado manualmente”.

Dica:

Não se esqueça de responder a todos os comentários que o seu post vier a receber e excluir os spans.

Esta é uma das regras básicas de etiqueta que todo blogueiro deve ter para manter o seu público fiel.

5. Use um tema compatível com SEO;

Hoje em dia a maioria dos temas do WordPress são responsivos e compatíveis com dispositivos móveis, então não há muito com que se preocupar.

O que você realmente precisa verificar ao escolher um tema é o seu desempenho ou seja a velocidade entre outros.

Se o tema é cheio de códigos e recursos desnecessários, o seu site ficará muito lento e isso não é nada bom.

Aliás, a velocidade da página é um dos fatores determinantes para a classificação do Google por mais de uma década.

Então, quando for escolher um tema, pense na Otimização de SEO, vale a pena ler a descrição dele para ver o que está incluído.

Dica:

Você pode analisar antes a velocidade de um tema de demonstração por meio do PageSpeedInsights para ter uma ideia melhor de seu desempenho.

Se o seu tema está com baixo desempenho, veja as dicas 18 a 20, caso não resolva, precisa contratar um desenvolvedor para otimizá-lo.

O tema do meu blog é o Avenger, se gostou do design do meu blog você pode comprá-lo clicando aqui.(link de afiliado)

6. Instale um plugin de Otimização de SEO;

Quando eu comecei também não entendia nada de SEO, foi através de um plugin que eu comecei a entender.

Antes eu usava o Yoast SEO mas hoje eu uso o Rank Math SEO na versão gratuita que é ótimo para a otimização de SEO, mas existem muitos outros bons plugins por aí.

Ação:

Para instalá-lo, vá para Plugins > Adicionar Novo > Pesquise “Nome do Plugin” > Clique em Instalar > Clique em Ativar.

A maioria das configurações deverão ser refeitas, mas vamos fazer isso à medida que avançamos.

7. Certifique-se de gerar o Sitemaps;

O Sitemaps lista todas as postagens e páginas importantes do seu site para que os mecanismos de pesquisa possam descobri-los.

fature com blogs de nicho 1

O Plugin criará o mapa do site para você, mas você precisa ter certeza de que a opção está ativada.

Ação:

Vá para SEO > Geral > Recursos > Sitemaps XML e deixe-o ligado.

Leia também: Yoast SEO: Tutorial de Instalação e Configuração.

8. Exclua conteúdo de baixo valor da indexação;

Você deve permitir que o Google indexe apenas páginas que oferecem valor aos pesquisadores.

Páginas de Tag e Arquivos baseados em formato raramente se enquadram nesta categoria, portanto, é uma prática recomendada excluí-los da indexação.

Para fazer isso:

Vá para SEO > Aparência da pesquisa > Taxonomias > Mostrar Tags nos resultados da pesquisa > Marque “desligado”.

Faça o mesmo para “Arquivos baseados em formato”.

9. Use um plugin auxiliar na Otimização de SEO;

Nosso plug-in gratuito para WordPress é o Ahrefs SEO, ele audita e monitora o desempenho do conteúdo e dá recomendações sobre como melhorá-lo.

Este plugin tem várias funções legais como monitorar o ranqueamento de páginas e posts e eu o uso atualmente.

Ele identifica as páginas ou post que não estão bem no ranking e dá uma recomendação personalizada sobre como melhorar com base nas suas definições.

ATENÇÃO

Dicas relacionadas ao conteúdo de seus posts.

As próximas dicas devem ser aplicadas em todos os seus posts, novos ou velhos.

Então, lembre-se delas ao redigir suas postagens ou adicionar novas páginas ao seu Blog no WordPress.

10. Escreva um título “digno de um clique”;

Cada página ou postagem precisa ter um título no WordPress. Este título geralmente é mostrado em outro lugar no seu site.

Por exemplo, o título dessa postagem que você está lendo aparece em “Posts Recentes”.

Por esse motivo, é importante que seu título incentive os visitantes a clicarem nele, assim é necessário descrever com precisão do que se trata o Post ou página.

Em outras palavras, o título deve ser confiável, mas não um indutor de cliques.

Se você tem dificuldades em definir sua palavra chave, minha sugestão é usar as ferramentas gratuitas do próprio Google.

Você pode fazer isso no Planejador de palavras-chave do google, é gratuito, outra ferramenta bem legal é o Google Trends e o Ubersuggest.

Dicas de como escrever um bom título:

  • Escreva um título bem descritivo, para que o usuário saiba o vai encontrar no post;
  • Palavra-chave sempre à esquerda, sempre que for possível, deixe a palavra-chave o mais à esquerda do início do título, além de chamar mais a atenção do usuário é ótimo para SEO;
  • Nome da sua marca ou blog, Não se esqueça de acrescentar o nome da sua marca ou do seu blog no final do seu título, isso ajuda a identificar de quem é esse conteúdo;
  • Não duplique seus títulos, assim você mostrará ao Google que seu blog possui conteúdos únicos e relevantes.

Existem diversas ferramentas gratuitas para ajudar a definir uma palavra-chave, a dica é: Comece errando e vá se aperfeiçoando com o tempo.

11. Defina uma Slug de URL amigável para SEO;

Por padrão, o URL definido pelo WordPress é o título completo da postagem ou da página.

Isso definitivamente não é o ideal porque geralmente o link fica muito longo, e URLs longas tendem a ficar cortadas nos resultados da pesquisa.

Imagina que você usou a palavra-chave “carro vermelho” para rankear, mas o título do seu post é, “Como Comprar Um Carro Vermelho Bem Baratinho”.

Essa URL definitivamente não vai ficar legal, então você precisará otimiza-la, ficando assim:

dominio.com.br/carro-vermelho/ ou dominio.com.br/comprar-carro-vermelho/

Normalmente, você pode resolver o problema de uma Tag de título longa removendo qualquer informação supérflua.

Você pode resolver isso assim:

  • Removendo informações entre colchetes;
  • Excluindo palavras desnecessárias;
  • Reescrevendo;

Para um URL mais amigável para SEO, clique em “Editar”, insira sua palavra-chave primária (ou um sinônimo) e substitua os espaços por travessões.

12. Use cabeçalhos para criar hierarquia;

Os cabeçalhos criam uma estrutura organizada que ajudam os visitantes e os mecanismos de pesquisa a entender melhor a hierarquia do seu conteúdo.

O WordPress já usa o título da postagem como o primeiro cabeçalho (H1), e uma prática recomendada é seguir a hierarquia H2, H3, H4 etc.

Lembrando que o (H1) é mais importante que o (H2) e o (H2) é mais importante que o (H3) e assim por diante.

Você precisará clicar para adicionar um bloco de “Título”.

Não se esqueça de colocar aqui sua palavra-chave para o qual você quer ranquear esse post.

13. Link interno para conteúdo relevante;

Links internos são aqueles que apontam para outras páginas ou posts dentro do seu blog.

Eles são muito importantes para o SEO porque:

  1. Mantém por mais tempo os visitantes em seu site.
  2. Aumentam a “autoridade” do outro conteúdo e classifica o conteúdo mais alto.

Você pode adicionar links internos para postagens e páginas no WordPress usando um plugin do SuperLinks (link de afiliada).

Ele insere automaticamente os links em outros posts basta destacar a palavra chave.

14. Adicionar texto alternativo às imagens;

O texto alternativo ou Alt Text é muito importante porque:

  1. Diz ao Google do que se tratam as imagens, o que pode ajudá-los a ter uma classificação mais elevada no Google Imagens;
  2. Melhora a acessibilidade para visitantes com deficiência visual que usam leitores de tela;
  3. Substitui a imagem quebrada na página se a imagem quebrar.

Para adicionar texto alternativo no WordPress, preencha o campo “texto alternativo” ao enviar uma imagem.

Esta é uma das otimizações de SEO que quase ninguém dá importância.

Nota:

Este texto ALT deve precisa descrever com exatidão a imagem que você usou.

Ou seja, se imagem é de um gato saltando para dentro de uma piscina;

Escreva assim: “gato saltando para dentro de uma piscina”.

15. Escreva uma Tag de título atraente;

O Google geralmente usa sua Tag de título como a URL do seu post ou página para o snippet nos resultados da pesquisa.

O Yoast já define sua Tag de título para seu post ou título de página por padrão.

Isso geralmente é bom, pois você já criou um título de postagem bem atraente.

Mas às vezes, esse título é muito longo, por isso vale a pena reescrever o título manualmente e reduzi-lo para não ficar muito extenso.

16. Descreva uma meta descrição atraente;

As meta descrições não são um fator direto de classificação do Google, mas o Google frequentemente as usa para o snippet de resultados de pesquisa.

Por esse motivo, é importante escrever uma meta descrição atraente que apoie seu título e incentive ainda mais as pessoas a clicarem.

Aqui estão algumas dicas para fazer isso:

  • Duplique a intenção de pesquisa;
  • Use uma voz ativa;
  • Mantenha-o abaixo de 120 caracteres;

17. Organize páginas em subpastas;

Supondo que você tenha definido a estrutura do permalink para postar o nome do post, os URLs de postagem terão a seguinte aparência:

dominio.com/post ou dominio.com/page

Mas, com as páginas, você pode criá-las com diferentes níveis usando subpastas.

Por exemplo:

Digamos que você seja uma agência de marketing digital que oferece três serviços diferentes: SEO, PPC e marketing de mídia social.

Esta é a melhor maneira de estruturar isso:

  1. Faça uma página inicial de “Serviços” que liste os serviços que você fornece
  2. Crie páginas individuais para cada serviço que você oferece
  3. Link para cada página de serviço de sua página “Serviços”

Esta é a aparência padrão de sua estrutura de URL:

  • dominio.com/serviços/
  • dominio.com/seo/
  • dominio.com/ppc/
  • dominio.com/social-media-marketing/

Isso parece OK. Mas é melhor abrigar as páginas de serviço individuais na subpasta “/services/” assim:

  • domain.com/services/
  • domain.com/services/seo/
  • domain.com/services/ppc/
  • domain.com/services/social-media-marketing/
  • Isso é fácil de fazer no WordPress.

Basta usar a lista suspensa “Pai” no editor de página e escolher a página “Serviços”.

Recomendação sobre a velocidade da página

As próximas três táticas para Otimização de SEO são sobre a velocidade da página do seu site.

Sim a velocidade também é levada em consideração para o ranque no google.

Use estas recomendações para acelerar o seu site e melhorar seu desempenho.

Nós não vamos falar de todas as otimizações possíveis de se fazer aqui, pois a velocidade da página é um assunto muito complexo.

Então, se você quiser se aprofundar neste lado das coisas, em breve farei um tutorial completo ensinando como acelerar seu blog WordPress.

18. Instale um plugin de cache;

Existem vários plugins que melhoram o desempenho aumentando a velocidade da sua página.

O plugin que eu uso atualmente é o Nitropack, mas cada caso é um caso, então sugiro que você faça testes no seu blog.

Assim você será capaz de achar um bom plugin, até porque, o que funcionou para meu blog pode não servir para o seu.

Existem diversos outros plugins de Cache como o WP Fastest Cache, o W3 Total Cache, o LiteSpeed Cache e outros.

Cada plugin tem sua vantagem para ajudar limpar o cache e na otimização de SEO, você precisa escolher e testar.

19. Código reduzido;

A minimização remove o espaço em branco desnecessário de seu código para reduzir o tamanho dos arquivos.

Alguns plugins de cache oferecem as opções para “Minificar arquivos CSS” e “Minificar arquivos JavaScript”.

Aviso:

Habilitar este tipo de função pode levar a alguns problemas no seu blog.

Portanto, faça isso em seu site em um ambiente de teste antes de implementá-lo ao vivo.

20. Instale um compactador de imagens;

Use um plugin para compactar e fazer a otimização de SEO das imagens automaticamente.

Isso torna os arquivos de imagem menores, reduz a pressão sobre o servidor e faz com que o carregamento seja mais rápido para os visitantes.

Como em qualquer plugin, não existe o plugin certo para seu blog, você precisa testar e ver qual se adapta melhor ao seu projeto.

Mas se você não quiser instalar mais um plugin você pode subir as imagens já compactadas, use um compactador online.

Abaixo alguns plugins grátis mais conhecidos.

  • ShortPixel (Online)
  • Smush (Plugin)
  • TinyPNG (Online)

É super fácil e rápido de usar, eu uso sempre e recomendo.

Conclusão

O WordPress é super flexível, muito fácil de usar e fornece uma boa base para a otimização de SEO.

Mas como disse antes, ele só te levará até um certo ponto porque é apenas um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo).

E por isso é extremamente necessário implementar a otimização de SEO utilizando as 20 Práticas Obrigatórias que acabei de citar.

É claro que existem outras práticas de SEO mas estas são para quem ainda está no começo e precisa deixar o seu blog bem ranqueado.

Fazendo isso já dará um bom up no seu Site.

E você já usa todas essas práticas?

Qual você ainda não utilizou? Me conte aí.

Se ficou alguma dúvida me escreva, terei o maior prazer em te responder.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.